MCNU - CANOAS
DESCOBERTAS PALEONTOLÓGICAS
Abaixo você conhecerá as espécies que foram descobertas por pesquisadores da Universidade.
PRESTOSUCHUS CHINIQUENSIS
Em abril de 2010 um fóssil bastante completo do tecodonte Prestosuchus chiniquensis foi localizado por pesquisadores da ULBRA no município de Dona Francisca - RS. Tratava-se de um indivíduo adulto, medindo cerca de 7 m de comprimento, com estimativa de peso corporal de uma tonelada.
É datado de aproximadamente 238 milhões de anos, sendo considerado o maior predador do planeta durante o Triássico Médio.
PAMPADROMAEUS BARBERENAI
Em 2004 o fóssil do dinossauro Pampadromaeus barberenai foi localizado por pesquisadores da ULBRA no município de Agudo/RS.
No ano de 2011 a espécie foi descrita em artigo científico, classificada como um dos mais antigos membros da linhagem dos sauropodomorfos (grupo de dinossauros de pescoço longo caracterizado pelo hábito tipicamente herbívoro e pelo grande tamanho de alguns de seus membros) porém era pequeno, bípede e cursorial, com aproximadamente 50cm de altura com peso aproximado de 15kg.
Datado de aproximadamente 228 milhões de anos.
JULIOMYS XIMENEZI
Em 2008 a nova espécie de roedor Juliomys ximenezi foi descoberta por pesquisadores da ULBRA próximo ao município de Cambará do Sul.
Foi reconhecido cientificamente em 2016 e difere-se de outras espécies de roedores por apresentar a coloração do focinho levemente alaranjada.